Publicado por PortalAngop.co.ao, Angola
Rio de Janeiro, 7 de fevereiro- O ministro das Relações Exteriores do Brasil, António Patriota, indicou segunda-feira que as negociações para um acordo entre o MERCOSUL e a União Europeia poderão avançar no próximo semestre, quando o Brasil ocupar a presidência rotativa do bloco.
"Temos a expectativa, dos dois lados do Atlântico, que 2012 possa ser um ano que realmente nos permita avançar e, idealmente, concluir a negociação desse acordo", afirmou o chefe da diplomacia brasileira.
Patriota reforçou que no segundo semestre "o Brasil terá diante de si uma grande oportunidade", em referência à chegada do país à presidência do MERCOSUL.
As declarações do ministro brasileiro foram feitas após um encontro com a Alta Representante da União Europeia, Catherine Ashton, com quem iniciou conversações sobre os preparativos da próxima Cimeira Brasil-União Europeia.
O ministro brasileiro destacou a parceria estratégica existente entre o Brasil e o bloco europeu, citando o fluxo de quase 100 mil milhões de dólares que o comércio bilateral atingiu no ano passado.
"Acreditamos que a União Europeia retomará o caminho da estabilidade e do progresso mesmo tendo de enfrentar circunstâncias difíceis como neste momento", disse.
Catherine Ashton realiza a sua primeira visita oficial ao Brasil, de onde seguirá para o México em viagem oficial.
http://www.sela.org/view/index.asp?ms=258&pageMs=26402&item_id=98949
Nenhum comentário:
Postar um comentário