No momento em que cresce o debate sobre a constituição de uma Comissão da Verdade no Brasil, com o intuito de esclarecer os episódios de desrespeito aos direitos humanos de presos políticos ao longo do regime militar (1964-1985), faz-se oportuna a reflexão sobre os rumos dos julgamentos de potentados das ditaduras em países vizinhos.
Com esse objetivo, o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília convida para a mesa redonda ”Direitos Humanos no Cone Sul – Brasil, Argentina e a Transição Democrática”, com os professores Sergio Ciancaglini e Pio Penna Filho.O evento terá lugar no dia 10 de outubro, das 14h30min às 16h30min, na sala A1-04 do prédio da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF). Não é necessário efetuar inscrição.
Programa
- Los derechos humanos y los juicios a militares en Argentina - Sergio Ciancaglini - Jornalista, professor universitário, ex-editor dos jornais argentinos El Clarín, La Razón e Pagina 12, laureado por duas oportunidades do Prêmio Internacional Rey de España de Jornalismo.
- Os Direitos Humanos e a Política Externa Brasileira no contexto da transição democrática - Pio Penna Filho – Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.
- Moderação: Antônio Carlos Lessa, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília
Mais informações no site do IBRI
Nenhum comentário:
Postar um comentário