6 de set. de 2011

Eleição para presidência da Representação Brasileira no Parlasul será dia 13

Eleição para presidência da Representação Brasileira será dia 13
Colaboradores: Mônica Nubiato
Fonte: Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL


Os parlamentares da Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL (Parlasul) decidiram adiar a eleição para a presidência da delegação, marcada para acontecer dia 13 de setembro, 14h30, em plenário a definir. A instalação da Representação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 31, no plenário 09 - Ala Alexandre Costa, Senado Federal.

Parlamentares participam da instalação da Representação Brasileira
A instalação da Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL (Parlasul) aconteceu nesta quarta-feira (31), com decisão de consenso entre os membros indicados para que o presidente da delegação seja escolhido entre um senador. Os parlamentares pediram adiamento da eleição para o dia 13 de setembro, após o feriado, para que decidam quem será o indicado por aclamação.

De início foram sugeridos três nomes do senado, entre os quais Inácio Arruda (PCdoB-CE), Ana Amélia (PP-RS) e Roberto Requião (PMDB-PR). Após debate, o colegiado optou pelo consenso de um nome entre os membros do senado, conforme o acordo de rodízio entre as Casas Legislativas, levando-se em consideração que o número de representantes na Câmara é duas vezes maior que o número de representantes no Senado.

A presidência da Representação Brasileira deverá ser composta por um senador, sendo um vice-presidente da Câmara e um do Senado. A vice-presidência do Parlamento do MERCOSUL terá um deputado brasileiro.

A Dra. Claudia Drummond, consultora legislativa do Senado, fez uma explanação sobre a aprovação da Resolução nº 1/2011 , do Congresso Nacional, que dispõe sobre a Representação Brasileira no Parlasul, composição e competências.

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR), com a palavra, informou sobre as negociações entre os Países Membros do Parlasul e o interesse dos Uruguaios em alterar o Regimento Interno do Parlamento Regional. No próximo dia 05, Dr. Rosinha deve reunir-se com o chanceler uruguaio para discutir a proposta.

A reunião de instalação foi presidida pelo senador Pedro Simon (PMDB -RS), por ser o parlamentar mais idoso. Para a próxima reunião, o senador Simon abriu mão da presidência. Portanto, seguindo a classificação etária, quem presidirá a eleição da presidência para a Representação Brasileira será o deputado Roberto Freire (PPS-SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário